“O plano de contingência definido pelo Santuário de Fátima tem uma lotação máxima no recinto de oração de 15 mil peregrinos”, disse ao SAPO24 fonte do Santuário de Fátima.
Segundo o Santuário, as regras de segurança em tempo de pandemia mantêm-se, pelo que deve ser observado o distanciamento físico entre peregrinos que não pertençam ao mesmo agregado familiar, o uso da máscara é obrigatório e as mãos devem ser higienizadas frequentemente. Tal como nas anteriores peregrinações aniversárias, as entradas e saídas do recinto estão assinaladas e os círculos marcados no chão continuam a existir.
Ao contrário do que aconteceu em maio, em que a zona da Capelinha das Aparições e do tocheiro estavam interditas, em agosto as vaias da Capelinha “têm uma área mais pequena, pelo que as pessoas vão estar mais próximas” do local. Quanto ao tocheiro, este “vai estar a funcionar durante as celebrações, com acolhedores”, havendo “um corredor específico para quem estiver de fora [sem participar na celebração] e queira ir por velas”. De relembrar, todavia, que as pessoas nos círculos não se podem deslocar no decorrer das celebrações.
Fonte: SAPO24