A Câmara Municipal de Paredes vai investir cerca de 2 milhões de euros na construção de um edifício para albergar a Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa, da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, junto ao Parque da Cidade de Paredes, numa parcela de terreno que é detida pela Cooperativa há vários anos e que foi disponibilizada pelos proprietários que disponibilizaram o terreno para o Parque da Cidade.
A obra arranca ainda este ano e deve estar concluída no final do Verão de 2023.
De acordo com a autarquia, numa primeira fase, a nova escola deverá contar com cerca de 300 alunos, uma grande parte dos quais não residentes no concelho. Vão ser ministrados cinco cursos, entre os quais Ciências Biomédicas, Prótese Dentária e Fisioterapia.
Desde 1995 que a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário tem um polo em Gandra, mas não havia mais espaço para uma nova escola superior.
A autarquia de Paredes irá colocar o novo edifício à disposição da Cooperativa por 20 a 25 anos. A estrutura terá, aproximadamente, 5.000 metros quadrados, com 22 salas de aulas, salas e ginásio para Fisioterapia, cantina, espaços administrativos e sociais.
Com base no protocolo estabelecido entre o Município de Paredes e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, esta instituição cede uma parte do terreno à autarquia para a construção de uma nova biblioteca municipal.