Estudos garantem que vacinas intranasais podem ser mais eficazes porque geram imunidade diretamente no local de infeção.
Cientistas norte-americanos estão a estudar a possibilidade de vacinas intranasais contra a covid-19, que podem substituir a injeção no braço, segundo uma reportagem publicada na revista National Geographic.
Procuram uma nova forma de administrar vacinas para uma imunidade mais forte e duradoura, sabendo-se, desde já, que as atuais vacinas não são 100% eficazes.
Numa altura em que a administração de uma terceira dose ganha cada vez mais força, vários estudos de universidades norte-americanas, revelam, agora, a eficácia destas vacinas intranasais, testadas em ratos, hamsters e primatas.
Entre as principais candidatas estão seis vacinas, ainda na primeira fase de ensaios clínicos.
Uma injeção no braço é como uma vacinação de dentro para fora. Geramos imunidade no corpo inteiro e alguns destes anticorpos infiltram-se nas vias respiratórias. Mas o spray nasal funciona ao contrário, estimulando primeiro o local da infeção e depois o resto do corpo”, explica o pneumologista pediátrico Paul McCray, também professor na Universidade do Iowa.
FONTE: TVI 24