A mortalidade por Covid-19 em Portugal atingiu o dobro do limiar definido a nível europeu e a ocupação hospitalar aumentou 27%, como indica o relatório da evolução da pandemia, que recomenda fortemente o reforço das medidas de protecção individual.
Foi observada uma tendência crescente da ocupação hospitalar por casos de Covid-19, com 1.842 casos internados a 23 de Maio, mais 27% em relação à semana anterior, como avança o documento da Direcção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Segundo o documento, todos as faixas etárias apresentaram uma “tendência crescente” nos internamentos em enfermaria na última semana, sendo expectável que, dada a subida da incidência de novas infecções, se verifique ainda um aumento da procura de cuidados de saúde e da mortalidade, em especial nos grupos mais vulneráveis.
Quanto aos cuidados intensivos, há uma semana, o número de camas ocupadas nessas unidades correspondia a 38,8% do limiar definido como crítico de 255 camas ocupadas, quando no mesmo dia da semana anterior era de 32,9%.