Numa altura em que têm sido registados alguns casos de furto de catalisadores pelo país, a Guarda Nacional Republicana optou por recorrer ao Facebook para oferecer aos cidadãos alguns conselhos sobre como podem evitar ser alvo de um roubo desta natureza.
Através de uma publicação na rede social, a GNR começa por aconselhar os portugueses a evitarem “estacionamentos em locais isolados ou com má iluminação”.
Anotar os “dados de veículos suspeitos e estranhos na zona”, sempre que tal seja “possível”, apresenta-se também entre as recomendações oferecidas pelas autoridades para diminuir os riscos de furto deste tipo de peças.
A GNR diz ainda que ter “sempre disponível os números de telefone da força Policial da área da sua residência” pode ser uma medida fundamental para poder reagir com a maior brevidade possível em caso de riscos desta natureza.
Perante uma “situação de furto de catalisadores ou de peças de veículos”, qualquer cidadão deve tentar “contactar as autoridades o mais rapidamente possível”. E até à chegada das forças policiais deverá “recolher o número máximo de elementos de informação possível”, de forma a auxiliar a investigação.