Os especialistas de saúde pública, ouvidos esta quarta-feira na reunião do Infarmed, defendem que “está na altura de aliviar as medidas” de controlo da pandemia. É proposto um novo quadro, que contempla o fim das limitações para o trabalho, estabelecimentos comerciais, bares e discotecas, a utilização da máscara em locais interiores públicos e no exterior em grandes concentrações, e o certificado digital para “saúde ocupacional”.
Quanto à testagem, é proposto que se mantenha em algumas situações, como populações de maior vulnerabilidade e funcionários do pré-escolar. Os testes devem também ser feitos em locais de maior risco de transmissão e a pessoas com sintomas.
Os especialistas defendem que, neste nível, “não haja mais limitações no acesso aos estabelecimentos”, com a utilização do certificado em certas situações de saúde ocupacional, como a entrada de novos trabalhadores.
Outra das sugestões é que o uso de máscara continue a ser obrigatório em locais interiores públicos, serviços de saúde, para profissionais que lidam com populações vulneráveis, transportes públicos e locais exteriores de grande densidade populacional.
Aguarda-se agora que as medidas a aplicar sejam tomadas pelo Governo.