O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira as novas medidas de combate à pandemia de Covid-19, em Portugal, que vai entrar em situação de calamidade a partir de 1 de Dezembro.

Entre as medidas anunciadas por António Costa estão o uso obrigatório de máscara em todos os espaços fechados, o teste obrigatório para entrada em lares e recintos desportivos. Estas medidas entram em vigor a 1 de Dezembro.

Na semana a seguir à passagem de ano, entre 2 e 9 de Janeiro, haverá medidas mais restritivas para evitar o cruzamento de pessoas fora dos agregados familiares.

O certificado digital de vacinação passa a ser obrigatório no acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos e alojamento local, no acesso a eventos com lugares marcados e ginásios.

Mesmo para quem tem a vacinação completa, será obrigatória a apresentação de um teste negativo para o acesso a visitas a lares, visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde, a grandes eventos sem lugares marcados ou a recintos improvisados e recintos desportivos.

Na semana de 02 a 09 de Janeiro o teletrabalho será obrigatório, as discotecas vão estar encerradas e o início das aulas, após as férias de Natal, foi adiado para 10 de Janeiro. Os cinco dias de pausa adicionais vão ser compensados numa proporção igual com menos dias de pausa no Carnaval e nas férias da Páscoa.