André Gaspar e, o angolano, Leonel Costa foram destacados como finalistas na competição para amadores dos prémios de fotografia Sony 2026. 

O português, André Gaspar foi finalista em fotografia de rua com uma imagem urbana noturna a preto e branco, onde Giulia Pissarroia (Itália) venceu. Já Leonel Costa destacou-se com as imagens de um pilão em madeira na categoria objeto, conquistada por Robby Ogilvie (Reino Unido).

Os outros vencedores são Siavosh Ejlali (Irão), na categoria Criativa, Markus Naarttijärvi (Suécia), em Arquitectura, J Fritz Rumpf (EUA), em Paisagem, Vanta Coda III (EUA), em Estilo de Vida, Franklin Littlefield (EUA), em Movimento, Klaus Hellmich (Alemanha), em Mundo Natural & Vida Selvagem, Elle Leontiev (Austrália), em Retrato, e Megumi Murakami (Japão), em Viagem.

O Fotógrafo Open do Ano vai ser anunciado no próximo dia 16 de abril, em Londres, juntamente com os vencedores das competições para Profissionais, Estudantes e Jovens.

Nas competições deste ano foram submetidas mais de 430 mil imagens oriundas de mais de 200 países. 

Um conjunto das imagens dos vencedores e finalistas vai integrar uma exposição na capital britânica, a decorrer entre 17 de abril a 4 de maio.