O Porto tem o aval do Governo para os pesados de mercadorias saírem da VCI quando a CREP for desportajada. Em entrevista à Lusa, o Presidente da Câmara apontou para março, mas referiu que ainda estão “a perceber quando é que ela é efetivada”.
Pedro Duarte disse que a proposta da Área Metropolitana do Porto, para proibir pesados de mercadoria na Via de Cintura Internas (VCI) no mesmo horário em que se isentarem de portagens na Circular Regional Exterior do Porto (CREP/A41) teve “uma resposta afirmativa do Governo” no sentido “de concordar”.
A proibição pode acontecer já em março, mês em que já estava prevista a entrada em vigor da isenção de portagens para pesados na CREP nas horas de ponta.
O município também quer limitar o trânsito automóvel no centro da cidade, mas “de forma ordeira e de forma gradual”, para ir “testando e para as pessoas também se irem habituando”.
“No curto prazo vamos começar já, e o primeiro caso será o da Praça da Batalha, que em alguns dias da semana – vamos começar talvez por fins de semana – vamos começar a limitar o trânsito automóvel”, disse Pedro Duarte.