Uma parceria entre a Câmara Municipal e a Federação de Patinagem de Portugal, no âmbito das comemorações do Centenário da Patinagem em Portugal, resultou na inauguração do Museu da Patinagem no Pavilhão Municipal de Paredes.
Os 100 anos de história da Patinagem e das várias disciplinas que a integram: hóquei em patins, patinagem artística, patinagem de velocidade, skateboarding, inline freestyle, hóquei em linha e roller freestyle, estão agora eternizados num espaço permanente de memória, identidade e valorização da história desportiva nacional da patinagem.
Alexandre Almeida afirma que Paredes já faz parte da história da patinagem em Portugal, até pela adesão da população, ao campeonato europeu de hóquei que se está a realizar em Lordelo.

Luís Sénica presidente da federação portuguesa de Patinagem, agradeceu aos responsáveis do município a visão que têm para valorizar o desporto, ao proporcionarem a abertura deste espaço de eleição, para lembrar a história da patinagem


Na inauguração estiveram o secretário de estado do desporto ,o presidente da federação portuguesa de patinagem e o presidente da câmara municipal Paredes.