A Câmara Municipal de Valongo, com a colaboração da CP e da Infraestruturas de Portugal, reabilitou uma locomotiva histórica a vapor, com o objectivo de evocar a importância socioeconómica dos ferroviários e da ferrovia no concelho.

A locomotiva histórica E201 foi colocada estrategicamente junto à Estação de Ermesinde, para perpetuar a ligação do território e da comunidade à história da ferrovia e dos ferroviários.

Desde 1875, com a inauguração da Estação Ferroviária, Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passageiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho, do Douro e de Leixões.

A homenagem será formalizada pelo presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado, este sábado, às 10h30.

A locomotiva, restaurada nas Oficinas da CP, implicou um investimento de 100.000 euros, incluindo o restauro e a empreitada de construção da plataforma com carris onde vai ficar instalada.