O Município de Penafiel saúda a publicação em Diário da República do anúncio do procedimento concursal, relativo à obra de ligação entre o atual término da primeira fase do IC35 e a Estrada Nacional 106, junto ao cruzamento da Vila Só, na freguesia de Rans, num investimento de cerca de 7 milhões de euros.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, “este é mais um passo num processo há muito aguardado, que demonstra o empenho do Governo e das Infraestruturas de Portugal em concluir esta infraestrutura estruturante para o concelho e para toda a região”.

O concurso surge na sequência da conclusão da primeira fase do IC35, que assegura a ligação entre Penafiel e Marecos, permitindo agora completar a ligação deste nó à EN106 e melhorar de forma significativa as acessibilidades.

O autarca sublinha ainda que “este momento deve também servir para reafirmar a ambição maior: o lançamento do concurso da 2.ª fase. Só com a construção do IC35 na sua total extensão, até Entre-os-Rios, é que está via irá servir as populações do sul do concelho, para a coesão territorial”.

Em 2026 assinalam-se 25 anos da queda da Ponte Hintze Ribeiro, um acontecimento marcante que permanece na memória coletiva e que continua a lembrar a importância de acessibilidades seguras e do cumprimento dos compromissos do Estado com este território.

Acreditamos que com o empenho do Governo, em especial do Ministério das Infraestruturas e Habitação, será possível, em 2026, avançar também para a empreitada da 2.ª fase do IC35, até Entre-os-Rios”, afirma Pedro Cepeda, garantindo que “a Câmara Municipal de Penafiel continuará a trabalhar de forma persistente, construtiva e exigente, em defesa desta obra fundamental para as populações, as empresas e o futuro do território.

Fonte: C M Penafiel