A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que a pulseira entregue pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, aos jogadores da seleção nacional (concebida em homenagem ao futebolista Diogo Jota, falecido no ano passado) servirá como símbolo de solidariedade na luta contra o cancro. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Fundação FPF, a Missão Continente e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, visando a angariação de fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

O adereço apresenta as cores da bandeira nacional e inclui a inscrição dos nomes dos 27 convocados pelo selecionador Roberto Martínez para o Mundial2026, integrando também o nome de Diogo Jota. Segundo revelou o internacional português Vitinha, a pulseira será utilizada pelos atletas ao longo de todo o Campeonato do Mundo, que decorre até ao dia 19 de julho nos Estados Unidos, México e Canadá.

No âmbito deste projeto solidário, sugerido originalmente pelo chefe do Governo, serão comercializadas “réplicas exatas” do adereço nas lojas Continente. Cada unidade terá o custo de um euro, sendo que 50 cêntimos de cada venda reverterão diretamente para a LPCC, permitindo aos adeptos apoiar a seleção e contribuir simultaneamente para a causa social.

O antigo avançado do Liverpool, Diogo Jota, de 28 anos, e o seu irmão André Silva, de 25 anos (que jogava no Penafiel), faleceram a 3 de julho de 2025, na sequência de um acidente de viação ocorrido na autoestrada A52, na zona de Cernadilla, Zamora, em Espanha.