Os dados recolhidos num estudo realizado ao longo de 18 meses do projecto ‘O Mercado’ confirmam que o consumo de vegetais no Município de Valongo está a aumentar, sendo também visíveis resultados na economia local e no ambiente.

Os questionários recolhidos junto dos clientes do projecto permitiram concluir que 36% passaram a comer mais legumes e 44% das famílias passaram a consumir produtos que não compravam habitualmente, sendo que a proporção de clientes que consomem vegetais no prato diariamente aumentou em 6%, após 6 meses de adesão ao Mercado.

Na economia local, foram assegurados 2 postos de trabalho directo, 5 agricultores aumentaram a sua oferta em quantidade e variedade de fruta e legumes. No período em estudo, foram vendidas 72 toneladas de produtos frescos e 32% dos clientes do Mercado, passaram também a comprar fruta e legumes a produtores locais, na feira e na cooperativa.

Segundo a autarquia, o projeto ‘O Mercado’ foi criado com o objectivo de contribuir para melhorar os hábitos alimentares da população do concelho de Valongo facilitando o acesso a fruta e legumes de qualidade, produzidos localmente, com preços acessíveis.