Termina hoje o prazo de candidaturas da primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público. Os alunos devem apresentar as candidaturas online, através do site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
Os resultados da primeira fase do concurso deverão ser conhecidos em 27 de setembro.
Na candidatura ao ensino superior público através do concurso nacional, cada estudante pode concorrer a um máximo de seis pares instituição/curso, isto é, a seis combinações de instituições e cursos, indicadas por ordem de preferência, como é explicado no site da DGES.
Para aceder às funcionalidades da candidatura online os alunos devem pedir uma senha de acesso através da página Pedido de Atribuição de Senha e entregar a confirmação na sua escola ou no GAES da sua área de residência.
Há mais de 50 mil vagas a concurso
Os alunos candidatos ao ensino superior contam este ano com 52.242 vagas destinadas ao concurso nacional e 721 vagas destinadas aos concursos locais, num número total de 52.963 vagas, o que representa um aumento de cerca de 2% face ao número de vagas disponibilizadas no ano passado.
Até segunda-feira tinham sido apresentadas 50.578, mais 1676 do que em igual período do ano passado e o Governo admitiu que houvesse mais um aumento extraordinário.
Entre os cursos com maior concentração de candidatos e com notas mais elevadas, foram abertas mais 385 vagas este ano. O total de vagas de Medicina cresceu de 1517 em 2019 para 1529 vagas em 2021. Aumentou ainda em 2% o número de vagas disponibilizadas em instituições localizadas em regiões com menos população, enquanto o número de vagas nas restantes regiões aumenta 1,4%.
FONTE: MULTINEWS