O programa Serralves Jazz no Parque vai assinalar a sua 35.ª edição com a realização de sete concertos, repartidos por dois fins de semana do próximo mês de julho. O festival decorrerá nos dias 4, 5, 11 e 12 de julho, dividindo as suas atividades entre o Ténis do Parque e o Auditório do Museu de Serralves, no Porto.
Com programação assinada pelo músico Rodrigo Amado, a edição de 2026 reúne artistas de 11 nacionalidades distintas, designadamente de Portugal, Cuba, Argentina, Israel, Dinamarca, Reino Unido, Itália, Suécia, Estados Unidos, Alemanha e Japão. Segundo a organização, o certame mantém a sua matriz histórica focada na promoção da liberdade artística, da diversidade cultural e do desenvolvimento da música improvisada e exploratória.
O primeiro fim de semana (4 e 5 de julho) arranca no sábado, às 17h00, com o duo constituído pelo baterista português Gabriel Ferrandini e pela saxofonista dinamarquesa Lotte Anker, seguido, às 18h30, pela atuação do projeto “Three Tsuru Origami”, do trompetista italiano Gabriele Mitelli com os britânicos John Edwards e Mark Sanders. No domingo, o Auditório recebe a vocalista Sara Serpa e o pianista norte-americano Matt Mitchell às 17h00, para a apresentação do álbum “End of Something”, cabendo o encerramento do dia, às 18h30, ao trio composto por Ziv Taubenfeld, Helena Espvall e João Sousa.
O segundo bloco do festival (11 e 12 de julho) inicia-se no sábado com o projeto “Ilha Animal”, de José Lencastre, Joana Guerra e João Valinho, às 17h00. Mais tarde, às 18h30, o Ténis acolhe o quarteto do saxofonista cubano Hery Paz, acompanhado pelos músicos residentes no norte do país Demian Cabaud, Marcos Cavaleiro e Pedro Melo Alves. O encerramento da 35.ª edição do festival está agendado para domingo, 12 de julho, às 18h30, com o concerto que junta em palco a saxofonista alemã Angelika Niescier, a pianista japonesa Aki Takase e o turntablist DJ Illvibe.