90% DA POPULAÇÃO MUNDIAL RESPIRA AR POLUÍDO

90% DA POPULAÇÃO MUNDIAL RESPIRA AR POLUÍDO

Like
13
0
Quarta-feira, 05 Junho 2019
Notícias

A poluição do ar é o tema deste ano do Dia Mundial do Ambiente, assinalado a 5 de junho. António Guterres, secretário-geral da ONU, afirma que as pessoas em todo o mundo estão a exigir ações para proteger o ambiente e que é necessário responder a este apelo.

Cerca de 90% da população mundial respira ar poluído, a poluição do ar provoca uma morte a cada cinco segundos e todos os anos mais de 7 milhões de pessoas morrem prematuramente devido a este problema. Dados revelados pela Organização das Nações Na altura em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, que em 2019 tem como tema a poluição do ar.

António Guterres, secretário-geral da ONU, afirma que «o ambiente enfrenta perigos sem precedentes, causados ​​pela atividade humana», ressaltando «o quanto dependemos da natureza e da saúde do nosso planeta», desde a qualidade da água que se bebe, aos alimentos que se come ao ar que se respira.

No seu discurso, divulgado pela ONU, Guterres destaca ainda uma série de ameaças, nomeadamente que um milhão de espécies estão em risco de extinção, os oceanos estão sob pressão e que a poluição prejudica o desenvolvimento das crianças, além de provocar aquecimento global. «A mudança climática é uma ameaça existencial», reafirma.

Neste sentido, o secretário-geral pede ação para proteger salientando que «esta é a batalha das nossas vidas». Segundo o representante, é preciso tributar a poluição, não as pessoas, é preciso eliminar os subsídios aos combustíveis fósseis e, por fim, parar a construção de novas centrais de carvão.

O chefe da ONU termina a mensagem dizendo que «pessoas em todos os lugares exigem ação» e pede que, no Dia Mundial do Ambiente, a comunidade internacional responda a este apelo.

Fonte: Sapo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *